quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Moysés está localizada à Rua Rio Itapemirim s/n, bairro Santa Catarina II, Cariacica- ES. Surgiu através de reivindicações das comunidades escolares adjacentes.

Foi inaugurada em 28/11/2002, iniciando suas atividades letivas em 10/03/2003, com 322 (trezentos e vinte e dois) alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, limitando seu funcionamento ao turno matutino, com 20 professores, 8 auxiliares de serviços gerais, 5 auxiliares de secretaria e 2 vigilantes.

Para inauguração deste espaço, alguns equipamentos e mobiliários foram remanejados de outras unidades escolares, não apresentando boas condições de funcionamento.

Em virtude do encerramento do ano letivo de 2002 das escolas estaduais adjacentes, que cumpriram calendários de greve, novas turmas foram iniciadas em julho de 2003.
Em agosto de 2003, em atendimento a solicitação da comunidade escolar e adjacente, a Sedu autorizou o processo de criação do Ensino Médio no turno noturno, através da Portaria nº 056 publicada no Diário Oficial em 16/09/2003.

Com relação ao espaço físico construído temos no primeiro pavimento, secretaria, sala dos professores, direção, almoxarifado, sala de vídeo, biblioteca, laboratório, sala de estudos, cozinha, dispensa, refeitório, dois banheiros (feminino e masculino). O segundo pavimento possui 12 (doze) salas de aula, corredor, sanitário feminino e masculino, num total de 2.293,55m de área construída. As salas de aula têm boa ventilação e iluminação. De maneira geral a escola foi muito bem planejada, com paredes azulejadas e emassadas, é uma escola aconchegante e agradável.

Atualmente (07/12/2011) após pouco mais de dois anos de reforma e ampliação a escola está quase que totalmente mudada em sua parte física, sendo ampliada e reformada, algumas turmas foram remanejadas para salas construídas em PVC na área externa da escola e na quadra, enquanto sete classes estão passando por reformas; quando ficarem prontas as outras classes que ainda não estão reformadas serão desativadas para serem também reformadas,   quando todas estiverem prontas as turmas voltarão a funcionar em seu lugar de origem o que possibilitará a liberação da quadra de esportes. Em reunião pretérita com os pais dos alunos e a comunidade local ficou acordado que neste período de reformas e ampliação os alunos receberiam lanches ao invés de merenda cozida, o que vem ocorrendo normalmente em todos os turnos, esta ampliação tem como objetivo inserir na organização curricular cursos técnicos para ao ano letivo de 2012. Fato que possivelmente acontecerá no 2º semestre de 2012 ou mais tardiamente em 2013, o que vai ser muito bem recebido e ansiosamente esperado por toda esta comunidade que necessita de oportunidades como estas para melhorarem seus conhecimentos e alcançarem igual condições de lutar por melhores empregos e salários, visto que estamos inseridos em uma comunidade de baixa renda e na periferia da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo.

Atualmente a escola conta em seu quadro de funcionários com 1 Diretor (Emerson Vieira da Silva), 9 Auxiliares de secretaria, 4 Pedagogos, 6 Coordenadores Escolares, 1.280 alunos que estudam em três turnos e em regime regular de 5ª a 8ª séries (Ensino Fundamental) e 1º, 2º e 3º anos (Ensino Médio) e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que são oferecidos no turno noturno, 1 estagiário de informática, 55 professores, 9 auxiliares de serviços gerais que são de empresas terceirizadas, 3 merendeiras de empresas terceirizadas, 4 vigilantes de empresas terceirizadas, que oferecem seus trabalhos em turno integral, sábados, domingos e feriados. A escola também oferece à comunidade o Programa Escola Aberta, que funciona aos sábados e tem várias oficinas em seu quadro bem como também aulas de capoeira, informática, violão, músicas hip hop, etc.

A escola trabalha em parceria com as comunidades locais, e o Conselho de Escola está sempre à disposição da mesma na figura de seu Presidente e Diretor , orientando e fazendo uma Gestão democrática, mostrando e renovando a “cara” da escola que outrora era caracterizada como violenta. Hoje se respira paz e alegria, fruto de um trabalho de equipe e de parceria com o gestor, funcionários, comunidade e pais, sempre visando um futuro melhor para os nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário